Cancelar, excluir ou editar documentos finalizados
Quando um documento é finalizado na D4Sign, ele não pode ser alterado, cancelado ou excluído. Essa regra existe por razões jurídicas e de segurança para proteger todas as partes envolvidas (remetente e signatários). Um documento finalizado é um registro legalmente válido do que foi acordado, e a capacidade de editá-lo ou excluí-lo comprometeria sua integridade e validade jurídica.
Como anular a validade de um contrato finalizado?
Se você precisa invalidar um contrato já finalizado, a solução mais comum e juridicamente reconhecível é enviar um distrato.
O distrato é um novo documento, criado e enviado da mesma forma que o original. A diferença é que o conteúdo deve ser um termo de rescisão contratual, redigido por você ou pelo seu departamento jurídico, que será assinado por todas as partes para formalizar a anulação do contrato anterior.
Organizando documentos finalizados
Uma dica para manter a organização e o controle sobre os documentos que foram invalidados por um distrato é criar um cofre específico. Você pode nomear um novo cofre como “Finalizados/Excluídos” para armazenar todos os documentos que não são mais válidos.
Essa prática ajuda a manter um registro claro e seguro, que pode ser consultado a qualquer momento, mas sem comprometer a integridade dos documentos originais finalizados.