Pular para o conteúdo
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Assinatura em branco com Ponto ou Risco: Entenda a Validade da Rubrica Visual

É comum que, ao assinar um documento, um signatário utilize apenas um ponto, um risco ou uma rubrica simplificada. Nossa plataforma não impede esse tipo de assinatura, e a razão é simples: a validade jurídica do documento não depende da aparência visual da rubrica.

A Validade da Assinatura

Na D4Sign, a rubrica é um elemento visual que compõe o documento, mas a autenticidade e a segurança da assinatura vêm dos dados criptográficos, dos selos de tempo e de outras camadas de validação que são anexadas ao documento no momento da assinatura.

Por isso, mesmo que a rubrica seja "imperceptível," o documento continua sendo válido e pode ser verificado a qualquer momento através do nosso validador oficial:

Verificador de Documentos D4Sign

Melhores Práticas para Signatários e Remetentes

Para garantir que a assinatura tenha uma representação visual clara e consistente, existem duas recomendações importantes:

  • Para Signatários: O signatário pode criar uma conta na D4Sign. Ao fazer isso, ele poderá criar e salvar uma assinatura padrão, que será usada em todos os documentos futuros, sem a necessidade de desenhá-la novamente. Caso tenha um cadastro e desejar alterar a rubrica, segue o artigo Editar Sua Assinatura Padronizada (Rubrica).

  • Para Remetentes: Se a aparência da rubrica for um fator importante para o seu processo, você pode adicionar um signatário aprovador no fluxo do documento. O aprovador terá a função de validar se todas as assinaturas estão corretas antes que o documento seja finalizado.