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Solução de Problemas e Erros Comuns na API

Ao integrar a D4Sign via API, é comum encontrar alguns erros. Este guia detalha os erros mais frequentes e como solucioná-los. Para auxiliar nos testes, recomendamos usar o Postman com a nossa coleção e consultar a documentação completa.

Para auxiliar nos testes, recomendamos usar o Postman com a nossa coleção e consultar a documentação completa.

Códigos de Resposta (Status Code)

  • 200 OK: A requisição foi processada com sucesso.

  • 400 Bad Request: A requisição enviada contém um erro. O problema está na sua solicitação (por exemplo, dados incorretos no body). Verifique a documentação para corrigir os parâmetros.

  • 500 Internal Server Error: Este erro indica um problema interno em nossos servidores. Embora seja raro, a mensagem de retorno será {"message": "Server error."}.


Erros de Requisição Comuns

  1. "Esta chave da API já atingiu o tempo limite para este método"

    • Motivo: Sua chave de API atingiu o limite de requisições por hora para o método utilizado.

    • Solução: Entre em contato com comercial@d4sign.com.br para verificar a possibilidade de aumentar seu limite. Se você já tem um plano com limite elevado, confirme se está usando a chave da conta correta.

  2. "file empty" (arquivo vazio)

    • Motivo: Erro de upload. Geralmente ocorre quando o arquivo referenciado no body da requisição não foi encontrado no seu dispositivo ou o caminho está incorreto.

  3. "message": null (400 - bad request)

    • Motivo: Erro genérico de bad request, que muitas vezes acontece quando o body da requisição está incorreto (por exemplo, um ID de template inválido).

    • Solução: Revise o body da sua requisição, conferindo se todos os IDs e parâmetros estão corretos, conforme a documentação.

  4. "This account has no more limits to send documents"

    • Motivo: A sua conta excedeu o limite de envios de documentos.

    • Solução: Entre em contato com comercial@d4sign.com.br para adquirir mais envios. Se você possui um plano e os envios foram desativados, fale com finance@d4sign.com.br.

  5. "It is not possible to use the authentication point 'certificadoicpbr' for your region"

    • Motivo: A requisição para assinatura com certificado digital está sendo feita de fora do Brasil ou com uma VPN ativada.

    • Solução: É necessário realizar o processo em um ambiente localizado no Brasil para que a autenticação ICP-Brasil funcione corretamente.

  6. Falha ao receber notificações Webhook (Erro 500 ou 0)

    • Motivo: Seu servidor não está aceitando as notificações enviadas pela D4Sign.

    • Solução: Inclua os seguintes IPs na whitelist (lista de permissões) do seu servidor para que ele possa receber as notificações do nosso webhook:

      • 52.5.142.59

      • 34.226.132.221

      • 52.54.43.157

      • 54.207.61.120

      • 18.228.91.93

      • 18.228.174.47

  7. "Chave de API inválida" (401 - Unauthorized)

    • Motivo: {"message":"API error: Check API user.","mensagem_pt":"Chave de API inválida."}. A chave de API ou a cryptKey estão incorretas.

    • Solução: Verifique os seguintes pontos: a chave foi digitada corretamente? A cryptKey está presente na requisição? Há espaços em branco antes ou depois das chaves? Você está usando a chave do ambiente de produção no sandbox ou vice-versa?

  8. "not permission this safe"

    • Motivo: O token de API e a cryptKey da conta que faz a requisição não têm permissão para acessar o cofre (UUID) especificado.

    • Solução: Verifique se a conta de API tem acesso ao cofre compartilhado ou se o UUID do cofre está correto.

  9. "false - metodo desconhecido"

    • Motivo: A URL da requisição (request) está incorreta e o endpoint solicitado não existe.

    • Solução: Revise a URL para garantir que ela corresponde exatamente ao formato da nossa documentação.

  10. body retorna vazio (código 200)

    • Motivo (Sandbox): Em algumas requisições no ambiente de testes, é normal receber um retorno vazio, mas o upload do documento pode ter sido feito com sucesso. Verifique se o documento foi criado.

    • Motivo (Produção): Se isso ocorrer no ambiente de produção, pode ser um erro de formatação da requisição. Verifique se os IDs e os valores no body estão corretos e se a requisição foi estruturada conforme a documentação.

  11. Lentidão na requisição

    • Motivo: Pode ser um problema na sua conexão de rede, VPN, firewall ou dispositivo.

    • Solução: Teste a requisição em outro ambiente, sem VPN ou em outro dispositivo, para isolar a causa do problema.