Erro ao assinar com Certificado Digital: "Hash de assinatura não confere" ou "JSON"
Se ao tentar assinar um documento com o seu certificado digital você se deparou com a mensagem "Hash de assinatura não confere" ou "JSON não confere", isso indica uma falha na validação do seu certificado. Para resolver, é importante entender o motivo e seguir os passos abaixo.
1. Mensagem: "Hash de assinatura não confere"
O "hash" é como a impressão digital de um arquivo. Quando você assina, o sistema da D4Sign cria um hash do documento e do seu certificado para garantir sua autenticidade. Quando essa impressão digital não confere, a assinatura falha.
O que fazer:
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Peça ao remetente para reenviar o documento. Muitas vezes, esse problema é resolvido ao gerar um novo documento. O remetente deve fazer o upload de um novo arquivo e enviá-lo para você assinar.
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Verifique seu certificado. Certifique-se de que seu certificado digital está válido e funcionando corretamente. A D4Sign é compatível com certificados padrão ICP-Brasil e a extensão WebPKI, que atualmente tem suporte apenas para o sistema operacional Windows.
2. Mensagem: "JSON"
Essa mensagem indica que há um problema na forma como os dados da sua assinatura estão sendo lidos, o que também impede a validação. Para resolver, você precisa garantir que o processo de assinatura com o certificado está configurado corretamente.
O que fazer:
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Confirme o tipo e a validade do certificado. Verifique se seu certificado é do tipo A1 ou A3 e se está dentro do prazo de validade.
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Dispositivo e instalação. Para certificados A3 (cartão ou token), a extensão WebPKI deve estar instalada e ativada no navegador. Para certificados A1, é necessário fazer o upload do arquivo .PFX diretamente na plataforma.
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Verifique se você está realizando a assinatura usando o método correto:
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Com WebPKI: A assinatura é feita diretamente pelo navegador, usando a extensão.
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Com upload na plataforma: Se você está usando um certificado A1, pode fazer o upload diretamente na plataforma D4Sign. Para saber como fazer, siga nosso guia:
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Onde encontrar ajuda?
Se após seguir essas orientações o problema persistir, entre em contato com nosso time de suporte. Para agilizar o atendimento, informe qual das duas mensagens de erro você recebeu e os resultados das verificações que você fez.