Assinatura D4Sign não é Validada no ITI? Saiba o que Fazer
É comum que documentos assinados eletronicamente na D4Sign não sejam validados pelo sistema do ITI (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), e a razão para isso está no tipo de assinatura utilizada.
Apesar da mensagem de erro, isso não significa que seu documento não tenha validade jurídica.
A Diferença entre as Assinaturas
A D4Sign oferece uma assinatura eletrônica que, para a maioria dos casos, já garante a legalidade e a integridade do seu documento. Para comprovar essa validade, você pode usar nosso próprio verificador:
Verificador de Documentos D4Sign
No entanto, o sistema do ITI exige um tipo específico de assinatura: a assinatura qualificada. Esse tipo de assinatura é realizado exclusivamente com o uso de um Certificado Digital.
Como Resolver
Se você precisa que seu documento seja validado pelo ITI, é necessário que ele seja assinado com um Certificado Digital. O processo é simples:
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Reenvie o documento para assinatura na D4Sign.
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Na etapa de configuração da assinatura, selecione a opção de "Assinar com Certificado Digital".
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Assine o documento utilizando um certificado digital válido.
Para um passo a passo completo sobre como assinar com certificado digital, acesse nosso guia detalhado:
Assinando um documento com certificado digital (assinatura qualificada)